Nome do Grupo
Castanheiras
Instituição
Escola Castanheiras
Tema do dia
Diversidade e Olhar o Diferente
Objetivo da ação
O objetivo da ação era promover uma discussão com crianças do sexto ano do Fundamental para falar sobre os conflitos que eles tinham na sala deles e tentar fazer com que achassem soluções para lidar com o outro, com o diferente, incitando o debate sobre diversidade.
Como aconteceu a ação?
Sob o tema de diversidade e o olhar para o outro, tivemos uma discussão com uma sala de sexto ano da nossa escola. Depois que ficamos sabendo que é uma série com um diversos conflitos, sugerimos à coordenação do Fundamental que conversássemos com eles sobre isso para incitar resoluções para os problemas. Duas alunas do terceiro ano do Médio participaram da discussão, que ocorreu em duas partes: na primeira, as crianças, divididas em quatro grupo, deviam escrever um conflito que ocorreu na sala delas, e depois deviam propor uma solução para o conflito apresentado pelo outro grupo. Na segunda parte, as soluções foram discutidas e outras sugestões surgiram. No final, propusemos um desafio de em duas semanas, conseguirem resolver os conflitos existentes entre as crianças, através do diálogo e de se colocar na posição do outro. A ação ocorreu na biblioteca da escola, durante o período de uma aula (50 minutos). Essas atividades vão ocorrer com periodicidade e com todas as salas das turmas de 5º e 6º ano.
Quantas pessoas impactadas, ou seja, envolvidas?
Uma sala de 22 alunos do sexto ano.
Teve alguma organização/instituição parceira? Se sim, qual?
Não, ocorreu na própria escola.
Você ficou feliz/satisfeito com o resultado? Sim ou não e o porquê.
Ficamos muito felizes com o resultado da nossa ação do dia pois pudemos ver como as crianças estavam inspiradas em realmente tentar mudar e resolver os conflitos da classe, além de que muitas se abriram para dizer o que as incomodava na dinâmica do grupo.
Tiveram alguma dificuldade/problema? Se sim, qual?
Tivemos dificuldade em controlar os turnos de fala das crianças e fazer com que a discussão coubesse no período de uma aula, que era o tempo disponível que tínhamos.